Qualidade De Vida

 

Qualidade de vida

Segundo a OMS (1994), o termo qualidade de vida significa “a percepção do indivíduo da sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores no qual ele vive e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e aos seus interesses” (Fayer e Machin, 2000; Carod-Artal, Egido, Gonzaléz & Sejas, 2000; Fleck et al., 2000; Studenski et al., 2005).

A qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS)  refere-se à função do paciente em perceber qual a sua performance em quatro aspectos:  saúde física, psicológica, funcional e social (Hopman e Verner, 2003; Suenkeler et al., 2002; Hsiung, Fang, Chang, Chen & Wang 2005; Lai, Perera, Duncan & Bode,  2003).

A diminuição do estado de saúde de pacientes pós AVC tem-se verificado mesmo naqueles que efectuam as suas actividades diárias de forma independente. Não está apenas relacionada com a componente física, por isso é necessária a avaliação por parte dos profissionais dos impactos do AVC tanto nas dimensões mental como social do estado de saúde do paciente (Muus, Williams e Ringsberg, 2007).

Tende a diminuir com a ocorrência de um AVC, e tende a deteriorar-se com o passar do tempo. (Muus, Williams e Ringsberg, 2007; Muus e Ringsberg, 2005). Essa diminuição esta ligada a alguns factores como o avançar da idade, a severidade ao nível funcional, a falta de suporte social, a incapacidade de voltar ao trabalho, o limite cognitivo e problemas de saúde daí advindos (Muus, Williams e Ringsberg, 2007).